Como acalmar o bebê que chora muito



O seu bebê chora demais? A primeira regra para lidar com essa situação é não se culpar!  De acordo com um estudo da Universidade de Londres não existe relação entre um bebê que chora persistentemente e um ambiente de estresse, pais relapsos, complicações obstétricas, tipo de alimentação (aleitamento materno ou fórmula)  e nem mesmo o sexo do bebe.

bebê chorando

O Choro é a linguagem do bebê. No início é praticamente a única forma que ele tem para se comunicar, para expressar o que está sentindo, como algum desconforto, fome, cansaço e solidão. É a forma que o seu filho encontra para pedir ajuda. Além disso é a única forma de aliviar o estresse acumulado. Com o tempo ele vai aprendendo outras formas de se comunicar- através de expressões faciais, expressão corporal, e eventualmente com palavras.

 

Mas enquanto seu filho não aprende outras formar de comunicação, aqui vão algumas dicas de como acalma-lo.

 

1. Aprenda a linguagem do seu bebê

bebê chorando 1

Reconhecendo os sinais pre-choro, como expressões faciais de ansiedade, alterações na respiração, agitação, procura pelo peito, e alguns sons que mostram que ele está querendo começar a chorar, etc, permite que você identifique que o seu filho está assustado, cansado, com fome, etc e responda de acordo com a necessidade, evitando assim que seu filho comece a chorar, estressado ele e você.

 

2. Proporcione ambiente similar ao útero

bebê chorando 2

Facilite a transição após o nascimento colocando o seu bebe repousar no seu colo, pele com pele, de maneira que ele consiga sentir os seus batimentos cardíacos. Nas primeiras semanas, proteja os sentidos do seu filhotes, evitando movimentos bruscos, mudança de temperatura, sons muito altos, luzes muito fortes e muitas visitas. Enrolar o bebê em uma manta é uma ótima opção. Já falei desta técnica aqui.

 

3. Amamente com freqüência

bebê chorando 3

Como o estômago ainda é muito pequeno, o bebe só consegue mamar pequeno volumes a cada mamada, e tendo fome mais rápido. Assim é importante amamentar com freqüência, durante o dia e a noite, nas primeiras semanas. Além disso os bebês tem maior apetite para suportar o crescimento. Se você estiver amamentando, lembre-se de que quanto mais o bebe suga o peito, mais estimula a produção de leite. Ele precisa sugar bastante tempo para conseguir ingerir a necessidade de calorias. A melhor forma de fazer isso é observar seu filho, não o relógio, e permitir que o seu filho decida quando ele terminou de mamar em um peito, só depois vc troca para o outro.

 

4. Responda rapidamente

bebê chorando 4

Você não pode mimar um bebê pequeno, mas se você deixá-lo chorar, ele vai ficar ainda mais  irritado e vai aumentar o volume do choro. Logo ele não vai nem saber porque está chorando, e vai ficar mais difícil de acalma-lo. Se você estiver amamentando é ainda mais importante a resposta rápida aos sinais de fome, pois um bebe que é deixado chorar intensamente vai ter um se atrapalhar ao sugar o peito, ou vai sugar só um pouco e em seguida vai pegar no sono, por estar exausta.

 

5. Carregue seu bebê com você

bebê chorando 5

Estudos mostram que carregar o bebe junto ao corpo pode evitar o choro- carregar o seu bebe num “sling” ou canguru, de modo que o bebe sinta o calor do seu corpo reduz os níveis de estresse do bebe e ajuda a aliviar os sintomas de cólicas e refluxo. Além disso pode ajudar o bebe a se adaptar mais rapidamente ao ciclo do sono (dia/noite).

 

6. Posicione o seu bebê para diminuir as cólicas

bebê chorando 6

Deite seu bebe no seus braços com a barriga para baixo, as bochechas perto do seu cotovelo ou carregue-o com as suas costas contra você, pressionando os joelhinhos contra o estômago. Outra alternativa é deita-lo de barriga para baixo nas duas pernas, de preferência com uma bolsa de água quente entre você e o bebê.

 

7. Banho relaxante

bebê chorando 7

Deixe seu bebe “afogar as mágoas” num banho quentinho e relaxante. Se você tiver uma banheira em casa, pode até tomar um banho com ele! Se o bebe for maior de 3 meses de idade você pode adicionar na banheira umas gotinhas de óleo de camomila ou lavanda.

 

8. Pare de fumar

bebê chorando 8

Estudos mostram que o risco de cólica é maior em filhos de pais fumantes ( o pai também!!).

 

9. Intolerância alimentar

bebê chorando 9

Se você estiver amamentando e perceber que há alguma relação da sua alimentação com o choro do bebê, comece a anotar o horário que o bebe chora e os alimentos que você ingeriu. Se aparecer uma conexão elimine o alimento suspeito por pelo menos uma semana. Os alimentos que normalmente causam intolerancias são: cafeína, derivados lácteos, frutas cítricas, chocolate e amendoim.

 

10. Massagem

bebê chorando 10

Com as suas mãos  e óleo aquecidos, faça uma massagem no seu filho, primeiramente quando ele estiver calmo, para ele associar esse ato como um relaxamento. Massagem de leve no estômago pode ajudá-lo a expelir gases, ajudar na digestão e diminuir a constipação. Faça círculos no sentido horário, pois é a direção que o bolo fecal se move.

 

11. Se antecipe ao choro

bebê chorando 11

Se o seu bebê tem um horário de choro regular ou sofre de cólicas, tente se adiantar e fazer uma massagem e em seguida um banho relaxante em torno de 1 hora antes do horário habitual do seu bebe começar a chorar.

 

12. Sons relaxantes

bebê chorando 12

Cante uma musiquinha, incluindo o nome do seu filho ou coloque um CD de música clássica para bebês.

 

13. Cuide de você

bebê chorando 13

Se alimente bem, principalmente no café da manhã, para manter os níveis de energia. Se exercite regularmente para estimular a liberação de endorfinas e tire uma soneca com o seu filho – a “siesta” pode ter um efeito na produção de leite e de estaminas, ajudando na diminuição dos níveis de estresse do bebê e de você!