Você é capaz de reconhecer o choro do bebê?

Recentemente, durante uma consulta de rotina de seu filho, o pai me mostrou um aplicativo de iphone que se propunha a reconhecer o choro dos bebês. Basta gravar o choro e pronto. Temos a tradução das nossa aflições.

Choro do bebê

O App chama Cry Translator.

Não é fácil saber por que um recém nascido chora, especialmente entre os pais de primeira viagem. As principais razões são: fome, dor, raiva e medo.

Chorar é o principal meio de comunicação do bebê, o movimento dos olhos e a dinâmica do choro desempenham um papel fundamental no seu reconhecimento.

Pesquisadores da Universidade de Múrcia e da Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED) descreveram as diferenças no padrão de choro em uma amostra de 20 bebês entre três e 18 meses causadas pelos três emoções características: o medo , raiva e dor.

Segundo os pesquisadores, quando os bebês choram por causa da raiva ou medo eles mantêm seus olhos abertos. Quando estão com dor, choram de olhos fechados.

Quanto à dinâmica do choro, tanto os gestos quanto a intensidade do grito aumentam gradualmente se o bebê está com raiva. Já quando a causa é dor e medo a intensidade se mantém desde o começo.

Embora os país avaliados no estudo não tenham reconhecido de forma eficaz a causa do choro dos bebês eles reagiram com maior afetividade quando o choro foi desencadeado por dor. Para os especialistas, o fato de que a dor é a emoção mais facilmente reconhecível pode ter uma explicação adaptativa, pois o choro é um alerta de uma ameaça potencialmente grave para a saúde ou a sobrevivência e, portanto, exige que o cuidador responda com urgência.

Portanto, reconhecer o choro do seu filho é sim possível. Nada como o tempo ao lado dele para conhecê-lo cada vez mais e identificar suas necessidades. Agora, se o app funciona ou não vocês que vão me dizer.

dr andre dutra