baixe nosso ebook
Viajar com crianças requer planejamento

Viajar com crianças requer planejamento



Como estamos durante as férias escolares, a diretora da escola bilíngüe Tiny People, localizada em São Paulo, dá dicas de cuidados e programas para tornar o passeio inesquecível

 

Com a proximidade das férias, viajar com as crianças pode ser um excelente programa ou uma grande “dor de cabeça”. Para tudo dar certo, é importante que cada detalhe seja cuidadosamente planejado, levando em conta a idade dos pequenos e buscando alternativas que agradem à família toda.

viagem com crianças 4

Uma boa dica, segundo Carla Racy Haddad Marques, diretora da escola Tiny People, é despertar a curiosidade das crianças, mostrando fotos, videos e contando histórias interessantes sobre o local a ser visitado. Os pais podem transformar a viagem em uma verdadeira aventura, instigando seus filhos a participarem dela, levantando hipóteses sobre o que podem encontrar no lugar. Convidá-las a participar da preparação da viagem também a criança a se adaptar a essa transição de lugares, já que ela vai sair de um espaço conhecido para outro onde talvez nunca tenha ido. Assim, fazer as malas juntos e e escolher um brinquedo para levar também ajudam.

viagem com crianças

Ela explica que, qualquer que seja o destino, é possível também fazer programas de interesse dos adultos, desde que o tempo das crianças seja respeitado. Pode-se ir a um museu, por exemplo, mas para uma visita rápida. Para isso é preciso escolher um setor de maior interesse para explorar. Muitos deles têm áreas apropriadas para famílias e escolas, com banheiros maiores, lockers e espaço para lanches.

viagem com crianças 1

É importante levar um “kit” pequeno, mas completo para atender às necessidades básicas dos filhos. Ele deve conter um pacotinho de lenços umidecidos e frutas, por exemplo.

 

Quanto à alimentação, há a opção de levar as “baby carrots” e, para os bem pequenos, potinhos de comida apropriados à idade, à venda em supermercados. Além disso, vale lembrar que a maior parte dos restaurantes hoje conta com um cardápio infantil.

viagem com crianças 2

Carla dá como exemplo uma viagem para Paris, na França, ou outra capital européia. Os pequenos certamente vão adorar um passeio de barco e andar em ônibus de dois andares. São programas fáceis e garantidos, sem grandes surpresas e desgastes. “As crianças amam esse tipo de aventura, além de permitir aos adultos passar por algumas atrações que o ‘fôlego’ delas não permitiria”, diz a diretora da Tiny People.

 

Ela lembra também que parques são maravilhosos para oferecer às crianças o contato com a natureza. Além disso, como não costumam ser programas turísticos, permitem a inteiração com os moradores locais, o que é muito interessante.

viagem com crianças 3

Finalmente, embora a Euro Disney seja um programa que os pequenos vão adorar, Racy lembra que em julho talvez não seja a melhor opção, tanto pelo calor intenso quanto pelas grandes filas para entrar nos brinquedos. O Parque de Asterix também é uma opção interessante para os maiorzinhos, mas eles devem conhecer suas histórias. Que tal contá-las antes da viagem?

 

 Texto por: Andrea Feliconio 

PUBLICADO EM segunda-feira julho 14, 2014 por Mommy's Concierge

-->
× Como posso te ajudar?