Quarto de bebê: estilo montessoriano

Vocês já ouviram falar do método montessoriano?! Conheci esse método esses dias e achei bem interessante a proposta. A idéia é fazer um quarto pensando no bebê e não para o uso de adultos. Um quarto de bebê é cômodo para os pais, mas a criança não consegue aproveitar. Não alcança as prateleiras para pegar os brinquedos, além de ficar cercada dentro do berço.
Método Montessori é o nome que se dá ao conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos criado ou idealizado inicialmente por Maria Montessori. Além de um conjunto de técnicas voltadas especialmente para a educação escolar, o método tem uma maneira de enxegar a criança.
De acordo com Maria Montessori, o ponto mais importante do método é, não tanto seu material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização dele de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança, e não o contrário.
Pra quem não conhece, o método montessori ou pedagogia Montessoriana consiste em harmonizar a interação de forças do corpo, inteligência e da vontade. Os princípios fundamentais do sistema Montessori são: a atividade, a individualidade e a liberdade. Ele enfatiza aspectos biológicos, pois, considerando que a vida é desenvolvimento.
O material criado por Montessori tem papel preponderante no seu trabalho educativo pois pressupõem a compreensão das coisas a partir delas mesmas, tendo como função a estimular e desenvolver na criança, um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto.
Itens fundamentais para um quarto montessoriano:- Ao invés de usar o berço tradicional, coloque um colchão no chão;
– Espelho horizontal próximo a cama;
– Prateleiras baixas com mobiliário infantil;
– Tapete, tatame, EVA, vinil;
– Móbile acima da cama;
– Quadros e/ou gravuras em baixa altura, de preferência na linha dos olhos do bebê.
×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?