Quais são os sinais de alerta que devem preocupar os pais na febre?

Febre é a temperatura acima de 37,8C, normalmente acontece frente a uma processo inflamatório, que pode ou não ser infeccioso. Algumas situações como desidratação, mto sol, calor podem elevar a temperatura.

Nos quadros virais a febre dura normalmente 72hs,como são mais frequentes, o pediatra sempre pede para que se observe este período após o primeiro pico febril. Nos quadros bacterianos, a febre pode persistir por mais tempo e a criança deve sempre ser examinada e se necessário iniciar tratamento com antibiótico.

Uma das principais preocupações é a convulsão febril, não necessariamente está relacionada com temperaturas altas, mas tem sim relação com história familiar e predisposição genética.

Vcs devem estar sempre atentos a alguns sinais podem representar preocupação qdo associados a febre:

– Crianças com menos de 3 meses
– Desconforto respiratório ou dificuldade para respirar- respiração ofegante ou chiado no peito ( barulho semelhante ao miado de gato)
– Cianose labial e tremores- Ficar com a boquinha roxa e tremendo
– Vômitos frequentes e em gde quantidade – risco de desidratação
– Diminuição, mudança de cor ou cheiro do xixi
– Choro inconsolável mesmo qdo a febre for controlada
– Rigidez do pescoço
– Apatia e sonolência mesmo qdo a febre for controlada

Alguns pontos são importantes e costumam assustar os pais, temperaturas mais altas, normalmente temperatura acima de 39-39,5C e dificuldade em controlar a febre, deixam pais mto preocupados não necessariamente significam gravidade. Alguns vírus como o Adenovírus que pode causar sintomas de gripe e diarréia podem levar a febre alta e confundir com quadros mais graves bacterianos.

Por isso sempre que seu filho estiver com temperatura acima de 37,8C, não se desespere, tire toda roupa, avalie novamente, se continuar subindo siga as orientações de seu pediatra.