Introduzindo a papinha aos 6 meses

No Brasil muitos pediatras iniciam a alimentação sólida aos 6 meses de idade (alguns países começam aos 4 meses de idade). Eu ficava muito na dúvida do que eu podia dar ao meu bebê, e sei que essa é uma grande dúvida das mães. Encontrei no site da Abril um dossiê da papinha. Tenho certeza que irá tirar as dúvidas de muitas mamães!
Vou dividir em post diferentes referente a cada idade! Hoje vou colocar sobre a  introdução ao alimento sólido, seja aos 4 ou 6 meses, depende muito do que seu pediatra falar.
O primeiro alimento
A introdução às papinhas começa com um suco, de preferência de laranja-lima, que possui um sabor suave e agradável para o bebê, além da vitamina C, importante para o crescimento. Ofereça o suco entre uma mamada e outra na parte da manhã. Repita isso durante três a quatro dias.
Feito isso, chegou o momento de oferecer a papa de fruta. Ela pode ser oferecida entre as mamadas da tarde, já que o suco permanecerá na dieta da manhã. Escolha frutas molinhas e doces, como polpa de maçã e banana amassada. Observe como o organismo do bebê reage a cada alimento. Depois de uma semana, você já pode introduzir a papa salgada na hora do almoço.
Ingredientes
Comece com a papinha salgada feita com um ingrediente só, como a batata, a mandioquinha, o arroz. Após sete dias, você já pode combinar dois ou três ingredientes.
Tempero
No primeiro mês de transição, faça as papas sem usar nenhum tempero. Se quiser, uma pitadinha de sal. Mas muito pouco, pois esse tempero contem sódio que, em excesso, pode causar problemas como a hipertensão.
Consistência
As primeiras papinhas devem ser pastosas como um purê. Para isso, passe os ingredientes já cozidos na peneira (jamais no liquidificador). O processo realizado dessa maneira estimula, no tempo certo, a mastigação, a deglutição, o paladar e a musculatura facial.
Quantidade
Até 4 colheres de sopa por refeição – mas isso pode variar bastante entre os bebês.
Roteiro do dia
Manhã: Leite (livre demanda) e Suco de laranja-lima
Almoço: Papinha salgada + papinha de fruta
Lanche da tarde: Leite (livre demanda) + Papinha de fruta
Jantar: Leite (livre demanda)
Ceia: Leite (livre demanda)
Fonte: Bebê Abril