Fazer ou não a coleta do sangue do cordão umbilical?

Por Dr. Paulo Telles

Durante consulta que faço com as gestantes, uma dúvida mto comum é : devo ou não fazer a coleta sangue do cordão?

Nos Bancos de sangue privados o sangue do cordão do bebé é armazenado para seu próprio uso futuro ou para utilização de um membro da família em caso de necessidade.

Já nos bancos de sangue públicos, o sangue do cordão umbilical do bebê é armazenado em um banco e estará disponível para quem precise de um transplante e seja compatível.

sangue cordão umbilical 2

Na gravidez a família será muito abordada por bancos privados que virão com propostas milagrosas e venderão muito bem seu produto. E aí o que fazer? Não é melhor prevenir do que remediar? Devo armazená-lo ou doá-lo?

A Doação de sangue do cordão umbilical deve ser incentivada quando o sangue do cordão umbilical é armazenado em um banco para uso público.

Se a expectativa é de uso pessoal ou familiar futuro, os pais devem saber que a maioria das doenças que poderiam utilizar células do cordão umbilical para transplante terão o mesmo material genético já existente no sangue do bebê e por isso não ser utilizado, o ideal é que a criança receba um transplante com células compatíveis mas sem o risco de recidiva da doença.

Armazenar sangue do cordão umbilical como sendo um porto seguro biológico deve ser desencorajado, porque atualmente não existem dados científicos para apoiar transplante autólogo, ou seja da criança para ela mesma.

sangue cordão umbilical 1
Custa alguma coisa para doar sangue do cordão umbilical?

Nos bancos públicos de sangue de cordão a doação é gratuita, a mãe passará por um questionário e se preencher todos os critérios o sangue será coletado na hora do parto sem custo nenhum para família.
Nos bancos particulares, você pagará taxas altíssimas para coleta, armazenamento e conservação, lembrando que muitas vezes o material coletado é insuficiente e o sangue infelizmente deve ser desprezado, por exemplo se o numero de células coletadas for baixo.

Existem riscos para a doação de sangue do cordão umbilical?
Não, porque o sangue do cordão umbilical é recolhido após o nascimento do bebê e do cordão umbilical é pinçado e cortado, isso não afeta o bebê nem a mãe.

Desta forma na minha modesta opinião a doação de cordão para bancos públicos deve ser muito incentivada, já o armazenamento em bancos particulares infelizmente não trás garantia nenhuma para família, num momento tão especial e delicado, como no nascimento de nossos filhos, qualquer promessa sobre a saúde de seu filho pode parecer um ótimo negócio mas no momento, certamente será bom negócio garantido somente para os donos dos bancos. Talvez no futuro o armazenamento seja a solução para mtas doenças, mas vender isso agora não me parece honesto.

Dr. Paulo Telles