Dicas para decorar o quarto do bebê

Montar um quarto de bebê para muitos pais vai além da dificuldade de adequar todas as necessidades num único cômodo. É saber quais são essas necessidades, é sonhar com alguém que ainda não existe e planejar um espaço para recebê-lo, que deve está perfeito com tudo que o bebê precisa, além do conforto e de todos os mimos que se espera.

planejar quarto de bebê


Para começar é preciso definir as mobílias que farão parte deste projeto, berço, cama auxiliar, trocador, cômoda, guarda roupa, poltrona. Todos estes elementos são bem necessários, porém nem sempre é possível utilizar todos eles. Definir as prioridades é o ponto de partida. Temos a opção de mesclar cômoda e trocador, ou guarda roupa e trocador, ou até mesmo adaptar berço com trocador, enfim, são inúmeras as possibilidades de viabilizar estes elementos no quarto do bebê.

Definido a mobiliária, chega a parte mais gostosa, que é escolher o enxoval e a decoração, que vai do kit de berço ao papel de parede, cortinas e produção. Todos estes itens podem ser personalizados e feitos na temática, cor e estilo que quiser ou, para os mais práticos, podem ser comprados pronto.

Confira algumas dicas que vão deixar o quartinho do bebê um charme e que vão facilitar os cuidados com o bebê no dia a dia:

– Tente colocar o mínimo de mobília possível para facilitar circulação no ambiente. O layout que setoriza os móveis mais encostados nas paredes, deixando o centro livre, é uma ótima solução porque dá a sensação de um quarto maior e libera espaço para o bebê brincar quando estiver maiorzinho;

planejar quarto de bebê 1


– Trabalhe uma iluminação adequada, que permita exercer todas as atividades de forma confortável tanto para quem cuida quanto para o bebê. A dimerização ou iluminação indireta são duas alternativas simples para proporcionar uma luz bem suave no ambiente;
planejar quarto de bebê 2

– Ao lado do trocador, deixe o kit de higiene (que vende pronto ou pode ser personalizado), que deve conter porta algodão, porta cotonete, recipiente para colocação de água e garrafa térmica. O kit também deve ficar próximo do local em que estejam acomodadas as fraldas, a pomada, a lixeirinha, etc…
planejar quarto de bebê 3

– Para o berço, sugere-se um cortinado, que pode ser padrão ou tipo dorsel de parede e de teto;
planejar quarto de bebê 4

– Uma poltrona de amamentar, de preferência de balanço e super confortável, é um item que não pode faltar pois a mamãe vai passar muito tempo ninando e amamentando neste cantinho.
planejar quarto de bebê 5O mais importante de tudo é estar com o quarto pronto antes da chegada do bebê, pois ele vai querer um espaço bem aconchegante e gostoso para ser amado e mimado pelos papais.

Quarto de bebê 4