Como fazer o bebê dormir a noite toda?

Esse é o alvo de todas as mães! É a pergunta que todas as mamães querem saber a resposta, não é?! Graças a Deus, no meu caso, o meu bebê já dormia a noite toda com 3 meses. Sei que isso é rara exceção! Mas queria contar a vocês o que fiz para conseguir esse resultado! Vou te dizer que não é fácil, mas depois que conseguimos, o resultado é super compensador! Que mãe que não quer horinhas a mais para dormir, ou permitir tem um sono ininterrupto todas as noites?!

Haha, eu não fiz nenhum milagre não!!! Eu apliquei o método do livro A encantadora de bebês da Tracy Hogg. Indico a todas as mamães lerem!!! O princípio básico para começamos é ter uma ROTINA. É a partir dai que vamos aplicando os outros princípios. O bebê precisa ter hora para comer, hora para ficar acordado e hora para dormir. Essa rotina deve-se começar já na maternidade! Não é você que precisa de adaptar aos horários do bebê, e sim ensina-lô os horários da família.

HORA DE COMER

O tempo entre as amamentações pode ser medido do início de uma mamada ao início da outra, ou do final de uma ao final da seguinte. Por exemplo, um ciclo de amamentação de 3 horas significa que decorrem 3 horas do início de uma mamada ao início da próxima. Na prática, o bebê vai mamar duas horas e meia após o final da mamada anterior, levando em conta os 20 a 30 minutos exigidos para a amamentação em si.

HORA DE FICAR ACORDADO

Após a mamada, deve-se tentar manter o bebê acordado por aproximadamente 1 hora. Por exemplo, ele mama das 07h00 às 07h30, fica acordado até às 08h30 e depois dorme até a próxima mamada, que, neste caso, deve ser às 10h. Para manter o bebê acordado você pode conversar ou ler para ele, trocar fralda, passear ou brincar com ele. Não balance nem sacuda o bebê para mantê-lo acordado. Se nada funcionar, coloque-o para dormir, mas não dê de mamar antes do início do ciclo seguinte.

HORA DE DORMIR

Quando chegar a hora de dormir, o bebê deve ir para o berço. As sonecas não devem ser uma opção baseada nos desejos do bebê. Os recém-nascidos dormem de 16 a 20 horas por dia. Nas primeiras duas semanas, em que geralmente o bebê se mostra bastante sonolento, você deve acordá-lo durante os períodos de amamentação, evitando assim que o bebê tome pouca quantidade de leite. Mamadas curtas e freqüentes durante o dia são inimigas do sono noturno. Se o bebê pegar no sono ao peito, mesmo contra seus melhores esforços para mantê-lo acordado, então coloque-o para dormir até, no máximo, a hora da próxima mamada. Por outro lado, se ele acordar cedo demais entre as mamadas, você deve se esforçar para mantê-lo acordado por mais tempo antes de colocá-lo no berço para as sonecas.

Outro método que eu usei foi dar banho antes de dormir a noite. Eu me lembro que eu dava um banho tranqüilo, sem muitas brincadeiras, e depois já o vestia dentro do quarto, com a luz apagada. Isso ajuda a ensinar ao bebê que já é hora de dormir. Também fazia massagens, para ajudar a relaxar. Depois eu dava a última mamada, no escuro mesmo e o colocava para dormir!

Lendo tudo isso parece fácil, mas no dia a dia não é. Mas que funciona, funciona, hehe. No começo ele demorava para dormir, eu tinha que ficar pelo menos um hora dando tapinhas no bumbum; acordava algumas vezes a noite, mas como o passar do tempo, foi se acostumando a minha rotina. Outro detalhe importante é que só devemos tirar a mamada da madrugaga quando o pediatra indicar! É muito importante que o bebê não passe fome!

Bom, depois que eu tirei as mamadas da madrugada, mais ou menos quando meu bebê tinha 1 mês e meio de vida, ele acordava querendo mamar, e eu o enrrolada com a chupeta até a hora que realmente era para acordar. No começo ele acordava as 6hr, mas cada dia ele acordava um pouco mais tarde, até chegar acordar as 8hr.

Espero que esse post possa ajudar a muitas mães!!! Importante é ter perseverança e não desistir!!!