baixe nosso ebook
Como conservar o leite materno

Como conservar o leite materno



Se você trabalha o dia todo e não consegue preparar a comida do bebê na hora, nem oferecer o peito com a frequência ideal, existe solução. Basta manter os alimentos no congelador, da maneira adequada. Confira as dicas das nutricionistas Paula Fernandes Castilho, diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição e Camila Borduqui, do Centro de Estética da Clínica Alan Landecker, ambos em São Paulo.

 

IMG_2044

Leite materno pode ser congelado?

 

Sim. Mas é importante avisar que pode haver perda de algumas propriedades e nutrientes, que acabam oxidando, como acontece com qualquer alimento que não é consumido na hora.

“Mesmo assim, o leite materno contém o melhor equilíbrio de nutrientes para o bebê”, diz Paula. Por isso, melhor congelar do que parar de amamentar por falta de tempo, ok?

 

Como fazer?

 

Será preciso coletar e armazenar, tomando muito cuidado com a higiene. Veja só:

 

Antes da coleta

 

– Esterilize mamadeiras e utensílios que serão utilizados (em água fervente)

– Lave, cuidadosamente, as mãos e os seios e massageie as mamas, com movimentos circulares. “Utilize álcool 70% nas mãos, para eliminar eventuais micro-organismos”, ensina Camila.


Durante a coleta

 

– Você pode usar bombinha ou fazer a coleta manual: para extrair o leite da mama direita, use a mão esquerda e vice-versa. Segure o recipiente com a mão livre. O dedo polegar deve ser posicionado na aréola, acima do mamilo e o indicador, por baixo, para exercer pressão. Repita o movimento diversas vezes. “O procedimento não deve provocar dor”, avisa Paula.

– A retirada de cada mama deve durar de 3 a 5 minutos. Alterne os seios, até que o tempo de toda a operação totalize de 20 a 30 minutos.

– Despreze os primeiros jatos. “Este leite contém uma maior quantidade de bactérias”, explica Camila.

leite materno 1

Depois da coleta

 

– Armazene o leite. O recipiente ideal é o de vidro, com tampa.

– Deixe um espaço, no topo do recipiente, antes de tampá-lo. Modere na quantidade de leite, para evitar desperdícios. “Programe-se e calcule as porções”, diz Paula.

– A refrigeração (no freezer) deve ser imediata, após a coleta.

– Lembre-se: o leite dura 24 a 48 horas na geladeira e até 90 dias no freezer. Por isso, vale colar uma etiqueta em cada vidro, com a data de coleta e de validade.

leite materno 2

Descongelamento do leite: como servi-lo para o bebê

 

– Na hora de oferecê-lo ao pequeno, aqueça-o em banho-maria.

– Evite o micro-ondas. A fervura também é contraindicada, porque destrói nutrientes.

– Antes de servir, agite o leite, lentamente, para misturar a gordura.

– As sobras devem ser desprezadas – nada de congelar novamente!

– Atenção: o leite não deve ficar em temperatura ambiente por mais de uma hora.

– Ao utilizar mamadeira, ela precisa ser higienizada, previamente, com sabão neutro e água corrente. Antes de cada mamada, também é recomendado ferver o bico, por cinco minutos. “Isso é importante para evitar infecções do sistema digestivo e outros problemas causados por germes, como o sapinho”, avisa Paula.

PUBLICADO EM terça-feira abril 30, 2013 por Mommy's Concierge

× Como posso te ajudar?