baixe nosso ebook

Chupeta Usar ou Não?



Uma das primeiras perguntas que as mães sempre fazem ao entrar no consultório do pediatra com o recém nascido é:
“Dr, posso dar a chupeta para meu filho(a)?’’

ois bem, o uso da chupeta ainda é mto controverso, existem pontos positivos e negativos e cada bebê deve ser avaliado de maneira individual, lembrando sempre que a decisão deve vir em conjunto entre família e médico.

Quais são os pontos a favor?

  • A chupeta pode ajudar a acalmar um bebê mais agitado ou aquele que chamamos de sugador, que é aquele bebê que só acalma sugando.
  • A chupeta oferece uma distração temporária, podendo ser útil durante realização de exames de sangue ou outros procedimentos.
  • A chupeta pode ajudar o bebê dormir.
  • A chupeta pode aliviar o desconforto durante os vôos,descida e subida de serra.
  • A chupeta pode ajudar a reduzir o risco de síndrome de morte súbita infantil. Pesquisadores descobriram uma associação entre o uso de chupeta durante o sono e redução do risco de síndrome da morte súbita.

Por serem descartáveis, você pode jogá-las fora qdo achar conveniente ou conforme a orientação do seu pediatra. Se o seu filho começar a chupar o seu polegar ou qualquer outro dedo, pode ser mais difícil de quebrar este hábito.

Claro que também existem desvantagens no seu uso.

  • Seu uso precoce pode interferir com a amamentação. Mamar o peito é diferente de chupar chupeta ou mamadeira, e alguns bebês são sensíveis a essas diferenças. Algumas pesquisas sugerem que o uso precoce de bicos artificiais pode estar associado com a diminuição da amamentação exclusiva e duração do aleitamento materno – Mas vale lembrar que nestes estudos não ficou claro se o uso de bicos artificiais causou problemas na amamentação ou serviu como uma solução para um problema já existente.
  • O bebê pode ficar dependente da chupeta, precisando sempre dela para dormir, podendo apresentar crises de choro no meio da noite quando a chupeta cai de sua da boca.
  • O uso de chupeta pode aumentar o risco de infecções do ouvido médio. Mas vale lembrar que as taxas de infecções são bem baixas até os 6 meses.
  • Uso de chupeta pode levar a problemas dentários, quando não se consegue retirar a chupeta durante os primeiros anos de vida, podem causar alterações dentarias.Para introdução da chupeta o ideal é que a amamentação esteja bem estabelecida, quer dizer, o bebê mamando mto bem, normalmente isso ocorre após 3-4 semanas de vida.

Não existe formula mágica para largar a chupeta, assim que vc deu a primeira vez a chupeta , já devemos pensar em qdo vamos tira-la. Certamente isso deve ocorrer antes de 2 anos, mas se possível o qto antes.

Tente só usar a chupeta a noite, tente também associar a chupeta ao local de dormir, e não usa-la durante o dia ou fora do berço ou quarto. Logo que a criança dormir retire a chupeta, para que ela se acostume a dormir sem e não fique acordando mtas vezes durante a noite.

Saibam que tirar a chupeta sempre será difícil, ao decidirem, mantenham a decisão e joguem fora todas as chupetas para evitar recaídas.

PUBLICADO EM segunda-feira dezembro 3, 2012 por Mommy's Concierge

-->
× Como posso te ajudar?