Beleza na gravidez: evitando o inchaço

Eu sempre tive tendência a inchar, mas piora muito durante a gravidez! Ainda mais quando esta verão, que é o caso das minhas duas gravidez. Na minha primeira gravidez e nesta também vou ter o bebê em pleno verão, então o inchaço aumenta muito. É muito comum também o inchaço aumentar nos últimos meses de gravidez.

Queria dividir com vocês os cuidados que estou tendo para evitar ficar tão inchada! Infelizmente quem tem tendência a inchar, incha! Mas tem algumas dicas que podemos seguir para evitar ao máximo, ou pelo menos diminuir o inchaço.

1. Faça drenagem linfática

inchaço gravidez 1

 

Acho essencial uma boa drenagem, principalmente no final da gravidez! Além de aumentar a circulação de líquidos em nosso corpo, ela ajuda a combater o inchaço e também é ótima para eliminar a celulite. Agora no terceiro trimestre estou fazendo de 2 a 3 vezes por semana.

É impressionante o resultado! Desincha na hora! Mas é fundamental fazer a drenagem constantemente.

2. Faça exercícios

inchaço gravidez 2

O exercício também é fundamental para manter nossa circulação sangüínea e também acelerar o metabolismo. Mas cuidado durante a gravidez. Nem todo tipo de exercício é recomendado. Eu gosto de praticar caminhadas e também fazer hidroginástica.

3. Beba muita água

inchaço gravidez

Outro ponto importante para combater o inchaço é a ingestão de pelo menos 2 litros de líquidos (o ideal é água, pois sucos geralmente são muitos calóricos). Quanto mais líquidos tomamos, mas a nossa circulação aumenta e consequentemente o inchaço diminui.

4. Durma com os pés mais elevados que o corpo

Minha mãe sempre dizia: coloque uns livros no pé da cama para evitar o inchaço. Mas nunca levei muito a sério, hehe. Resolvi um dia testar, e não é que dá um super resultado?! Eu sempre acordo muito menos inchada! Vale a dica.

A forma mais adequada em elevar os pés da cama é inclinar cerca de 15cm, ou o correspondente a dois tijolos deitados.
Não eleve as pernas somente com travesseiros , pois não é eficaz.

5. Faça um banho de água quente nos pés

inchaço gravidez 3

Essa dica veio da minha massagista. Ele me orientou sempre antes de dormir fazer um escalda pés (banho) nos pês com água bem quente. Eu coloco água em um balde bem cheio e deixo meus pés durante uns quinze minutos todos os dias. A água quente também ajuda muito a aumentar a circulação. E como ao final do dia nossos pés são a parte do corpo mais inchada, vale a pena um cuidado a mais. Outra dica que ela me deu é colocar um pouco de Óleo com vitamina E e óleo de lavanda (comprei na GNC). Além de hidratar os pés, ajuda a relaxar!

6. Use meias de compressão

inchaço gravidez 4

Essa parte não é muito agradável, mas também acho fundamental para evitar o inchaço. Principalmente quando ficamos muito tempo em pé (que é o meu caso, hehe). Apesar de aqui em Miami esta super calor, eu uso a meia de compressão, e percebo que o final do dia não inchei nada. Claro que tenho que usar com calças, senão fica super estranho, hehe. Comprei uma que estou adorando pelo Amazon. A marca é Gabrialla – Maternity Collection. É uma meia de compreensão desenvolvida especialmente para gravidas.

Espero que gostem desses dicas. Para mim estão dando super certo! Beijos!!!