Apresentando o bebê para o seu animal de estimação

Uma grande preocupação dos futuros pais e mães é como vai ser a reação do seu animal de estimação ao conhecer o mais novo membro da família.

Seu animal de estimação, que  costumava ser o centro do seu mundo,  vai precisar se habituar a um “irmãozinho” que vai receber toda a sua atenção.  Esse processo parece simples, mas exige alguns cuidados.

Aqui estão algumas dicas para ajudar a suavizar essa transição de forma segura e feliz tanto para o seu baby quanto para o seu cachorro/gato.

animal e bebê 4

Dica # 1: tomar precauções de segurança

 

– A segurança da criança é fundamental, razão pela qual recomenda-se cortar as unhas do seu cachorro regularmente, para garantir que, mesmo sem querer, que ele não arranhe o bebê.

– Considere adestrar o seu cão, para ensinar comportamentos como não pular no seu colo a menos que convidado, pois agora o seu colo agora vai ser do bebê!

– Acima de tudo, sempre supervisionar as interações bebê/cachorro ou gato.

 

Dica # 2: Prepare seu animal de estimação

– Ligue os balanços/cadeirinhas e brinquedos do bebê para familiarizar seu animal de estimação com estes sons.

– Convide amigos com bebês para visita-los e, assim fornecer um exemplo visual para o seu animal de estimação.

– Ajude o seu animal de estimação a desenvolver um relacionamento com outros membros da família, para que eles tenham uma outra pessoa que estejam apegados, e ate mesmo passar uns dias na casa desse  familiar, quando os pais ficam exaustos ao cuidar do bebê.

– Depois que seu filho nasce, ajude o seu animal de estimação a se familiarizar com cheiro específico do seu bebê, permitindo-lhes cheirar cobertores ou roupas de seu filho antes de apresentá-los.

animal e bebê 5

Dica # 3: Prepare a sua casa

 

– Se você tem um gato, considere colocar um mosquiteiro sobre o berço para evitar que o seu gatinho pule no bebê.

– Use portões para limitar o acesso do seu animal de estimação em determinadas áreas.

– Aplique fita dupla nos móveis do quarto do bebê para desencorajar os animais de estimação de saltar sobre ele.

animal e bebê 1

Dica # 4: Primeira impressão

 

– A primeira impressão é muito importante, então ao voltar do hospital receba o seu animal de estimação  calmamente e com afeto (sem o seu novo bebê a tiracolo). Ele sentiu a sua falta!

– Quando você estiver pronta para apresentar o mais novo membro da família para o seu animal de estimação, desça ao seu nível e permita que ele cheire o bebe. A menos que seu animal ele esteja rosnando, não tente se afastar para ele não enxergue o bebê com uma ameaça.

animal e bebê 2

Dica # 5: Inclua seu animal de estimação nas brincadeiras

 

– Chame o seu animal para perto de vocês,  inclua-o nas brincadeiras e recompense-o com biscoitos ou carinhos sempre que ele se comportar bem perto do bebe. Isso ajuda o se animal a entender que a chegada do bebe vai ser algo positivo na vida de todos vocês!

Seguindo essas dicas, seu animal de estimação e  o bebê já podem começar a conviver e no futuro serem melhores amigos!

animal e bebê 3