baixe nosso ebook
Alimentos que regulam o intestino dos Bebês

Alimentos que regulam o intestino dos Bebês



Até o sexto mês de vida do bebê, o aleitamento materno exclusivo ajuda a manter o ritmo do intestino com fezes mais pastosas e frequentes. Porém, a partir do 6º mês quando começa a introdução dos alimentos complementares na dieta do bebê, podem ocorrer algumas alterações no funcionamento intestinal, o que pode assustar algumas mamães de primeira viagem.

image1

O contato do trato intestinal com novos alimentos demanda um período de adaptação, um dos motivos pelos quais se recomenda a introdução gradual desses alimentos. A introdução de água, sucos e chás, a partir do sexto mês, é necessária para auxiliar na formação de fezes macias. Aconselha-se que sejam oferecidos ao bebê 50 mL (o equivalente a um copinho de café) de líquidos, principalmente água e sucos naturais, após o consumo de cada refeição.

Porém, passado algum tempo do início do consumo dos novos alimentos e bebidas, se as alterações na consistência das fezes se mantiverem, deve-se prestar atenção à presença de fibras na dieta. As fibras são responsáveis por facilitar a formação das fezes e estimular o funcionamento intestinal. O leite materno contém fibras chamadas prebióticos, que auxiliam no controle do funcionamento do intestino, mas a partir do sexto mês esse nutriente será proveniente também de outros alimentos:

image4

Alimentos que ajudam a regular o intestino preso

Nesse caso, deve-se estilmular o consumo de alimentos ricos em fibras naturais, como os legumes e frutas abaixo:

Frutas laxativas: mamão, laranja com bagaço, ameixa preta, mexerica e banana-nanica;

Folhas cozidas: escarola, almeirão, brócolis, couve;

Leguminosas: feijão, lentilha, etc

Outros alimentos: aveia, farelo de trigo, iogurtes (cuidado com os iogurtes que tem muito açúcar e corantes), quiabo, vagens, etc.

image2

 

Alimentos que ajudam a regular o intestino solto

Frutas sem casca como maçã e banana;

Cereais: milho (amido de milho), farinha/creme de arroz ( de novo cuidado com o teor de acucar de algumas marcas prontas);

Tubérculos: batata.

 

Alimentos que ajudam a melhorar os gases

Chás: camomila e funcho.

image3

Lembre-se sempre de informar o pediatra ou a nutricionista de qualquer alteração no funcionamento do intestino do seu baby, e não introduza nenhum alimento sem a orientação destes profissionais!

 

PUBLICADO EM quarta-feira fevereiro 11, 2015 por Mommy's Concierge

× Como posso te ajudar?