Um surpreendente benefício da Atividade Física durante a Gravidez



Você já sabe que o exercício físico durante a gravidez tem muitos benefícios, tais como melhorar o seu estado de espírito, reduzir o desconforto e principalmente, reduzir o risco de diabetes gestacional. Mas o que poucos sabem é que a atividade física pode também ajudar o cérebro de seu bebê desenvolver mais rapidamente, de acordo com novos estudos científicos apresentados recentemente no congresso anual da Sociedade de Neurociência, em San Diego.

image1

 

No primeiro estudo randomizado controlado desse tipo (tradução: o Santo Graal dos estudos científicos), os pesquisadores estudaram as mulheres em seus segundo e terceiro trimestres da gravidez. Um grupo correu, nadou, ou de bicicleta por 20 minutos, três vezes por semana, enquanto o outro grupo ficou inativo. Os resultados desse estudo sugerem que os bebes nascidos de mães fisicamente ativas tinham atividade cerebral mais desenvolvidas do que aqueles bebes nascidos de mães inativas: a atividade cerebral dos bebês do primeiro grupo aos 12 dias de idade era comparável a atividade cerebral dos bebês do segundo grupo aos 4 meses.

image2

Como explicação para esse resultado, desenvolveu-se a hipótese de que: “O exercício pode aumentar o suprimento de oxigênio para o cérebro de seu bebê, o que aumenta a concentração de produtos químicos que promovem o desenvolvimento”, diz Dave Ellemberg, PhD, professor da Universidade de Montreal, e autor do estudo. “Isso pode ajudar o seu recém-nascido a desenvolver habilidades de linguagem e motor mais rapidamente.”

image3

Quem não quer ter um bebe espertinho ne?!!? Então vamos se exercitar!!! Hehehe