Sono seguro e tranqüilo para bebês



Visando promover o sono http://noesis-design.com/real/ seguro, em 1994 o instituto nacional de saúde infantil e a academia americana de pediatria lançaram o “Back to sleep”, uma campanha de sensibilização e educação da população para reduzir a síndrome da morte súbita. A campanha estava focada na conscientização da posição segura do sono: Barriga para cima.

Dormir 1

A adesão à orientação foi grande, a taxa de síndrome de morte súbita caiu mais de 50 por cento e o percentual de bebês colocados de barriga para cima para dormir mais do que triplicou.

Embora a ideia principal foi inicialmente focada apenas na redução do risco de morte súbita, o “Back to Sleep” incluía mensagens sobre o ambiente seguro de sono.

A campanha “Safe to sleep” é uma expansão da original “back to sleep”. Além de estratégias para reduzir o risco de síndrome de morte súbita, ela também descreve as ações que os pais e cuidadores podem tomar para reduzir o risco de outras causas de morte infantil relacionadas com o sono.

Dormir

Com base nas recomendações da força tarefa, os pais e cuidadores podem fazer alterações no ambiente do sono de seus bebês para torná-lo mais seguro e reduzir o risco de morte súbita e outras causas de morte relacionadas, como sufocação, estrangulamento, aprisionamento e asfixia.

As orientações:

1. Coloque seu bebê de barriga para cima para dormir.

2. Use uma superfície de sono firme, coberta por um lençol bem ajustado.

3. O bebê não deve dormir na cama dos pais, no sofá ou em uma cadeira.

4. Mantenha objetos macios, brinquedos e roupas de cama soltas longe da área de dormir da criança.

5. Para reduzir o risco de morte súbita, as mulheres devem: Obter cuidados de saúde regulares durante a gravidez e não fumar, beber álcool ou usar drogas ilegais.

6. Amamente seu bebê para reduzir o risco de morte súbita.

7. Deve se considerar o uso da chupeta.

8. Não deixe seu bebê ficar muito quente durante o sono.

dr andre dutra