Resfriados durante a gravidez : você deve se preocupar?



O inverno esta chegando e a com ele aumentam os casos de gripes e resfriados. Pegar um resfriado nunca é bom, muito menos durante a gravidez, que a mulher se sente mais cansada e indisposta. E agora, uma nova pesquisa encontra outra desvantagem de ter um resfriado quando você está grávida: resfriados durante a gravidez estão ligados a um maior risco de seu bebê desenvolver asma, segundo estudo na revista Annals of Allergy, Asthma and Immunology (Anuais de Alergia, Asma e Imunológica).

Resfriados durante a gravidez

Os pesquisadores acompanharam mais de 500 crianças desde o nascimento ate os cinco anos de idade, entrevistando seus pais durante a gravidez e a cada ano após o nascimento. Crianças cujas mães contraíram mais de três resfriados durante a gravidez tinham duas vezes mais probabilidade de desenvolver asma aos cinco anos de idade. Os especialistas não tem certeza do que pode ser o fator responsável por esta combinação, mas pode haver um fator genético envolvido – algumas mães podem ter um gene que aumenta o risco de infecções do trato respiratório e asma em seus filhos.

Isso nao quer dizer que pegar um resfriado durante a gravidez é motivo de desespero, mas levanta algumas perguntas. Aqui estão alguns que a Chefe de Divisão do General Obstetrícia e Ginecologia na Universidade Hospitais Case Medical Center, em Cleveland, Dra. Marjorie Greenfield , esclareceu:

 

Você está mais suscetível a resfriados durante a gravidez!

Seu sistema imunológico não funciona tão bem quando você está grávida, para evitar que seus anticorpos lutem contra o bebê. Mas você pode fazer algumas coisas para evitar de pegar um resfriado, como:
1.Continuar fisicamente ativa: O exercício físico regular (moderado) reduz em cerca de 29% as chances de adoecer, de acordo com pesquisadores da Universidade de Wisconsin- Madison.
2. Lavar as mãos com freqüência: use água morna e sabonete, especialmente depois de tocar em maçanetas, corrimãos, ou botões de elevador. Tente evitar tocar em seu rosto, pois você pode transferir vírus para uma membrana de muco em seus olhos, nariz ou boca .

Resfriados durante a gravidez 1

Você provavelmente pode tomar algum medicamento

Mas a regra geral é a de tentar aliviar os sintomas de outras formas, e apenas em ultimo caso usar medicamentos.
Use um umidificador em sua casa ou tome um banho quente para ajudar a soltar secreções. Alem disso beber bastante liquidos, especialmente liquidos quentes, como chás e sopas, pois também ajudam a soltar as secreções e dão uma sensação de alivio. Se essas abordagens não ajudarem, muitos medicamentos para gripe são seguros durante a gravidez, mas sempre verifique com seu médico primeiro.

Resfriados durante a gravidez 2

Não brincar com febres

Esta é a única exceção à regra acima sobre a tentativa de abordagens naturais em primeiro lugar. A febre em qualquer ponto da sua gravidez, e especialmente durante o primeiro trimestre, pode colocar o seu bebê em um maior risco de defeitos de nascimento. Fale com o seu médico imediatamente. Se você for diagnosticado com a gripe (Influenza), pergunte ao seu médico sobre Tamiflu, um antiviral que é geralmente seguro para mulheres grávidas.