Remédios naturais para combater o enjôo na gestação



Oito em cada 10 mulheres sentem náuseas durante a gravidez, com ou sem vômitos. Realmente para algumas gravidinhas o começo da gravidez (geralmente os primeiros 3 meses) são mais chatinhos! Mas veja o que você pode fazer para ajudar a combater o enjôo!

Mas o que causa náuseas e vômitos durante a gravidez? Náusea é um bom sinal, mostra que seus níveis de hormônio da gravidez estão altos o suficiente para permitir que seu bebê se desenvolva e cresça. Mas se você não apresenta este sintoma, não se preocupe, você pode estar com sorte.

image-2

Agora que você está grávida, seu corpo está produzindo o hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG) em grandes quantidades. Entre a 12 e 14 semanas a placenta assume a nutrição do bebê, então os níveis de hCG começam a cair e sua náusea deve aliviar.

 

Mas outros hormônios também podem causar enjôos, como o estrogênio e a tiroxina. Isto é provavelmente o motivo de algumas mulheres sentirem nauseas além do seu primeiro trimestre.

 

Se você está cansada, com fome, estressada ou ansiosa, sua náusea pode ser pior. E se você está esperando gêmeos oh trigêmeos, você pode vomitar mais vezes, porque você tem níveis mais altos de hormônios da gravidez.

 

Se você vomitar várias vezes ao dia e for incapaz de comer e beber sem vomitar, contate o seu médico imediatamente. Vômitos freqüentes e enjôo, que são os sintomas da hiperemese gravídica (HG), podem levar à desidratação, o que pode exigir tratamento hospitalar.

 

Como evitar náuseas?

 

É difícil evitar completamente este problema, pois é um sintoma normal da gravidez. No entanto, você pode ser capaz de atenua-lo. Relaxamento e terapias complementares podem ajudá-la a reduzir seus níveis de estresse. Descanse bastante e avalie a possibilidade de diminuir o seu horário de trabalho. Coma pouca quantidade, mas com maior freqüência. Fique atenta aos alimentos que pioram os seus sintomas. Alimentos fritos, alimentos gordurosos ou altamente condimentados são normalmente os culpados.

 

Uma dica super importante é manter-se bem hidratada, bebendo água gelada, suco de limão, ou o que você conseguir.

 

Alimentos que podem ajudar a combater a náusea:

 

Gengibre

 

image-3

 

O gengibre é bem controverso nessa questão. Muitas mulheres sentem um alívio na náusea quando o usam, mas ele pode causar-lhe ter azia.

 

Tente fazer um chá de gengibre ralado, deixe-o esfriar e beba ao longo do dia. Não tome mais de 3 g de gengibre cru (cerca de três colheres de chá) por dia. Cápsulas de gengibre são uma opção se você não gosta de chá, pois se tomado em excesso ele pode ter efeitos adversos.

 

 

Hortelã

 

image-4

 

A hortelã também pode ajudar no combate as náuseas. Ela pode ser tomada na forma de chás, batida com sucos de frutas, ou se você preferir pode usar na forma de óleo essencial (encontrada em lojas de produtos naturais).

 

Chá de Camomila

 

image-5

Pequenas quantidades de chá de camomila podem ter um efeito curta duração.

 

Vitamina B6

 

image-1

Comer alimentos ricos em vitamina B6, como abacate e frango, e os alimentos mostrados na foto, pode aliviar seus sintomas. Um suplemento de vitamina B também pode reduzir sua náusea, mas na maioria das vezes, eles não vão impedi-la de vômitar. Sempre fale com seu obstetra antes de tomar suplementos durante a gravidez

Espero que essas dicas possam ajudar a muitas gravidinhas!!!