Gripes e Resfriados durante a gravidez



Agora que chegou o inverno no Brasil, as futuras mamães precisam tomar maiores cuidados com a saúde, por que são maiores as chances de pegar um vírus de gripe ou um resfriado. Durante a gestação o sistema imunológico fica um pouco prejudicado, tornando as gestantes mais propensas a ficarem doentes e fazendo com que os sintomas persistam por mais tempo do que o habitual.

Pregnant woman with a thermometer at home. Pregnant woman illness, cold

A congestão nasal é muito comum durante a gravidez, devido a efeitos hormonais sobre as passagens nasais. Muitas vezes as gestantes acreditam que estão gripadas, mas se nao houverem outros sintomas de gripe, o “nariz entupido” é só mais um sintoma chatinho da gravidez.

image2

Se você pegar uma gripe ou resfriado, as seguintes medidas podem ajudá-la a sentir-se mais confortável:

– Aumente a sua ingestão de líquidos para 8 a 10 copos por dia. A água é importante, claro, mas sucos tambem são bons. Cuidados com os chás, só tome os que o seu medico liberar.

– Procure alimentar-se bem, mesmo que o seu apetite estiver diminuído, dê preferencia para os alimentos com maior conteudo nutricional, como sopas de legumes. Se você não sentir vontade de comer, tente manter sua ingestão nutricional com seis pequenas refeições em vez de três refeições de tamanho regular.

– Aumente os seus períodos de repouso.

– Você pode elevar sua cabeça (a noite) para melhorar a respiração e diminuir gotejamento pós-nasal.

– Use um nebulizador para ajudar a soltar secreções. Se não tiver um, uma bacia com água bem quente ajuda.

– Se você está tendo dor nas áreas acima e abaixo de seus olhos e nas maçãs do rosto, aplique compressas mornas para ajudar a aliviar o congestionamento.

– Se tiver febre ligue para o seu médico!

– Não tome medicamentos nem vitaminas sem a orientação do médico.

 

 

Texto por: Aline Salvatti, Personal Baby Shopper pela Mommy’s Concierge em Chicago