Furo na orelha, quando deve fazer?

Aqui no Brasil, menina sem orelha furada é raridade, não furar acaba gerando perguntas e muitas vezes até algum constrangimento para os pais.

Pois bem, cada país ou cultura tem um costume diferente, nas Culturas Latinas, como a nossa, acabamos furando a orelha bem mais cedo, o uso de brinco em meninas é um símbolo tradicional de feminilidade, desde os primeiros dias de vida.

A Perfuração da orelha é uma tradição tão arraigada que alguns paises como na Espanha e América Latina, é mto comum que a criança seja presenteada ao nascer com brincos de ouro, para que possa usar ao sair do hospital.

A Academia Americana de Pediatria diz que há pouco risco em qualquer idade, se que o furo for realizado com cuidado e com todas as medidas adequadas de higiene.

furo de orelha em bebê 2

Nos Estados Unidos, não é a prática usual furar um recém-nascido nos primeiros dias de vida.

Aqui no Brasil, as maternidades não permitem que o furo seja realizado antes da alta.
Quem costuma furar após a alta é o próprio pediatra ou alguma enfermeira especializada no assunto.

Desta forma não há um melhor momento para furar, cada caso deve ser avaliado individualmente, levando em consideração o peso, prematuridade, icterícia, alguma lesão de pele na orelha, ou alguma doença da bebê.

Alguns pediatras costumam recomendar o furo após as primeiras doses das vacinas de 2 meses, acreditando que o bebê estará mais protegido.

Quanto a dor, algumas pessoas justificam o furo mais tardio acreditando que sera menos doloroso para a criança, se você esperar até que ela fique mais velha.

A verdade é que dor sera sempre a mesma, independente da idade, desta forma, podemos usar algum anestésico local, na forma de pomada, como a EMLA.

Para evitar complicações após perfuração não retire os brincos por seis semanas.
Durante esse tempo, limpe com um pouco de álcool em torno do lóbulo da orelha duas vezes por dia, e vire os brincos pelo menos uma vez por dia. Não pressione a orelha do seu bebê, isso pode ser doloroso.

Após cada banho, seque bem a área ao redor de cada perfuração para que não fique úmida.

furo de orelha em bebê
Mantenha-se atento para qualquer sinal de infecção. Como dor a manipulação, secreção, vermelhidão, sangramento, febre ou inchaço.
Se qualquer um destes sinais aparecer avise o pediatra imediatamente.

Certifique-se semper que os novos brincos sejam feitos de aço cirúrgico ou de ouro. Brincos feitos de outros materiais, podem desencadear uma reação alérgica.

Minha modesta opinião, frente tudo que escrevi para vcs é que se o furo for realizado com segurança e todos com os cuidados, ele pode ser feito de maneira precoce, após as primeiras consultas com o pediatra.

Dr. Paulo Telles

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?