Dicas para uma gestação saudável



Gostaria de apresentar a vocês a querida Dra. Vivian Stocchero, ginecologista e obstetra. Ela é a mais nova colunista do Blog Mommy’s Concierge, e estará participando com dicas, novidades, duvidas relacionadas a gravidez! E hoje ela dará dicas para uma gestação saudável!

A) Alimentação

 

Coma várias vezes ao dia em pequenas quantidades. O almoço deve ser a melhor refeição do dia. Sopa ou macarrão com manteiga no jantar tem digestão mais rápida. Algumas grávidas tem azia com massas e molhos com tomate. Evite pão à noite. Comer muito e dormir em seguida pode piorar azia e tosse.

Biscoitos tipo Cream-Crackers (2 unidades) ou pipoca (1/2 pacote de pipoca de microondas/light ) nos intervalos das refeições.

Duas frutas por dia são suficientes. Muitas frutas ou sucos ácidos (abacaxi, limão, maracujá) podem dar coceira na região dos genitais.

Um iogurte por dia para quem gosta é suficiente. Não é obrigatório.

Chá de camomila ou erva doce aliviam enjoos e cólicas.

Não saia de casa pela manhã em jejum para trabalhar.

B) Dores

 

Faixas abdominais (faixa maternal) a partir do quinto mês aliviam dores nas costas.

Quando viajar de automóvel por muitas horas, pare a cada 2 horas para beber água e urinar. Ande um pouco para ajudar a circulação das pernas.

Duas a três vezes durante o dia, estique os braços para cima, respirando lenta e profundamente.

Andar pelo menos 20 minutos diariamente, sem pressa.

 

C) Parto

 

Procure ser otimista com relação ao parto, não adianta se preocupar ou sofrer por antecipação.

O parto vai acontecer, o desconhecido nos assusta. Seja positiva: VAI DAR CERTO!

Cursos para gestantes são úteis na primeira gravidez, porém se não tiver tempo de frequentar um, tire suas duvidas com um profissional.

Não pensar demais no parto é melhor do que ficar falando ou lendo sobre complicações e problemas que outras mulheres tiveram.

Deixe sua mala e a do bebê arrumada no final do oitavo mês, para que não tenha que ficar ansiosa no momento de sair para a maternidade.

Bom parto é aquele que foi bom para seu bebê e para você. Não tenha preconceitos durante a gravidez com relação à cesárea ou ao parto normal.

Dra. Vivian Stocchero