Dicas e produtos para facilitar o Aleitamento Materno



Aproveitando que acabamos de ter a Semana Mundial de Aleitamento Materno, nós vamos dar algumas dicas e falar um pouco sobre os produtos que são indispensáveis no enxoval de mães que querem amamentar.

A amamentação não é igual para todo mundo, é mais fácil para algumas mulheres, mais difícil para outras, mas existem alguns itens que são  essenciais e que podem tornar sua vida mais fácil durante a amamentação. O que funciona para algumas mamães pode não funcionar para todas, mas aqui vão algumas dicas do que funciona para a maioria:

1 – LANOLIN. Uma necessidade absoluta para aliviar os mamilos doloridos. Não hesite em usar quantidades generosas, mas tenha cuidado, pois mancha a roupa. A maioria das variedades são seguros para o bebê. A marca Lansinoh é a preferida das mamães.

amamentação 4

2 – SOOTHIES: Estas bolsinhas com gel, para colocar na geladeira ou aquecer no microondas são salva-vidas para a maioria das lactentes, pois  ajuda no tratamento de vários sintomas, desde ingurgitamento até mastite. O uso gelado ajuda a aliviar a dor e quentinho  ajuda o leite a descer. Já falei dela aqui também.

amamentação 5

3 – Sutiã de amamentação: O sutiã de amamentação é essencial para facilitar o dia-a-dia das lactantes, pois com o sutiã normal fica praticamente impossível de amamentar sem retirá-lo. Além disso, o aro dos sutiãs normais machucam um pouquinho os seios cheios de leite. Já falei aqui como escolher o sutiã.

amamentação

 

4- Bombinhas para retirar o leite: Este é um item fundamental, principalmente para as mães que não vão poder tirar os 4 ou 6 meses de licença maternidade. Retirar o leite pode ajudar a estimular a sua oferta e também pode ajudar a dar-lhe uma pausa e deixar a babá, seu marido, mãe, etc alimentar seu pequeno enquanto você trabalha ou descansa um pouco (e olha que esse descanso é bem merecido!). Mas há uma infinidade de bombinhas, com diferentes marcas e modelos, por exemplo:

 Manuais – ideais para as mães que podem ficar a maior parte do tempo com o bebê, ou que não querem investir tanto nesse item.

amamentação 1

Elétricas (com uma ou duas bocas) – a bombinha dupla é ideal para as lactantes que não tem tempo a perder ou mãe de mais de 1 bebê!

amamentação 2 amamentação 3

5 – Água, água e mais água: Sério, beber muita água. A agua é essencial na produção do leite! Tenha sempre garrafinhas nos lugares em que você passa a maior parte do tempo- ao lado da poltrona de amamentação, ao lado da sua cama, perto do sofá ou se você trabalha, na sua mesa do escritório!

água

 

6 – Comida, comida e mais comida (saudável!): Muitas lactantes acabam “esquecendo” de se alimentar, principalmente aqueles lanchinhos tao necessários entre as refeições. Muitas vezes é devido ao cansaço, falta de tempo, e até por tentar emagrecer ( ficar longos períodos de tempo sem comer não emagrece! Mas vamos discutir isso em outro tópico!) .  Tente ter uns lanchinhos saudáveis à mão, como frutas, iogurte,  frutas secas, oleaginosas, etc

amamentação 6

Se alimentar bem e se hidratar são essenciais, não só para a produção de leite, mas também para você se sentir bem, disposta e com energia para brincar e educar o seu bebezinho lindo!