Beleza na gravidez: Importância da Atividade Física

Você já observou que a maioria das grávidas ficam bem cansadas ao final da gravidez?

Porque será que isso acontece?

Importancia da Atividade Fisica na Gravidez

 

A diminuição da atividade física na gravidez é muito comum, pois além das mudanças corporais, há também uma maior dificuldade em se movimentar. Essas alteração ocasionam uma queda no nível de condição física ou aptidão da mulher. Esse é mais um dos motivos que é importante as mulheres realizarem atividade física na gravidez.

 

De acordo com o Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia (ACOG) a recomendação de exercícios na gravidez para mulheres sem complicações obstétricas é a mesma recomendada pelo Centro de Controle de Doenças e Colégio Americano de Medicina Esportiva (CDC/ACMS), ou seja, pelo menos 30 minutos de exercícios moderados todos os dias.

Importancia da Atividade Fisica na Gravidez 1

É importante que haja alterações nos programas de exercícios devido as mudanças endócrinas, cardiovasculares e posturais ocorridas durante o período gestacional, e para isso o acompanhamento de profissionais de Educação Física capacitados e que entendam essas mudanças, deve ser primordial. Neste momento a individualidade gestante deve ser respeitada para não colocar em risco nem a mamãe e nem o bebê.

Os benefícios de exercícios físicos bem orientados são diversos.

 

Benefícios da prática de atividade física na gravidez:

Reduz e previne as lombalgias,

Controla o aumento da adiposidade e do ganho de peso gestacional,

Ajuda no controle da pressão arterial,

Diminui o inchaço,

Aumenta ou manutem a aptidão física,

Atuar na melhora da saúde psicológica.

Importancia da Atividade Fisica na Gravidez 3

Vários estudos já encontram como resultado a diminuição de riscos de diabetes gestacional e pré-eclâmpsia em mulheres que mantêm maiores níveis de atividade física na gestação,principalmente se inciá-la antes de engravidar.

Desta forma, recomenda-se um estilo de vida ativo a ser adotado por mulheres gestantes, pois assim além de uma gravidez saudável proporciona uma recuperação mais rápida no pós-parto.

Referências: ACOG (American College of Obstetricians and Gynecologists). Committee on Obstetric. Exercise during pregnancy and the postpartum period. Pratice Bulletin. Number 267. Am Col Obstet Gynaecol. 2002; 99:171-173.

Gizele Monteiro

 

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?