APP: Viajantes no Exterior – declaração imposto enxoval de bebê



Muitas mamães e papais que buscam a Mommy’s Concierge tem dúvidas e medos com relação ao possível imposto que será aplicado ao retornarem ao Brasil. Nós não temos controle sobre isso, e a decisão de declarar ou não as compras são feitas exclusivamente pelo cliente. Mas mesmo que for pago algum imposto, ainda assim vale muito a pena, pois a diferença de preço entre os Estados Unidos e o Brasil é muito grande, ainda mais se tratando de uma compra grande, como o enxoval de bebê. Sem falar que nos EUA encontramos vários produtos que não são vendidos no Brasil. A Receita Federal mudou partir de 01 de Janeiro de 2015 a forma de declarar o imposto! Achei relevante trazer esse assunto para Blog, pois ajudará a várias pessoas. Para que deseja declarar as compras vejam as dicas abaixo!

 

declaração enxoval de bebê

Quem viaja ao exterior e tem bens a declarar, agora deve baixar o aplicativo chamado “Viajantes no Exterior”, que esta disponível para smartphones e tablets com Android e iOS.

image1

 

Esse app traz a Declaração Eletrônica de Bens de Viajante (e-DBV), que substitui a Declaração de Bagagem Acompanhada – DBA (lembram do formulário que recebiam no avião?!) e a Declaração Eletrônica de Porte de Valores – e-DPV, unificando-as em uma única declaração. Através dela, os viajantes poderão preencher e transmitir sua declaração ainda no exterior, com antecedência de até trinta dias, e providenciar o pagamento antecipado do imposto de importação por home banking, agilizando sua passagem pela Aduana. O imposto também poderá ser pago por cartões de débito.

image2

O aplicativo tem 6 ícones:

O primeiro é Declaração Eletrônica de Bens do Viajante (e-DBV), onde o viajante que tiver bens a declarar deverá preencher todas as informações a serem declaradas a Receita Federal, e em seguida transmitir essa declaração. Deve-se imprimir o código de barras gerado ou mostrá-lo na tela do aparelho celular para validação na Aduana.

image3

O segundo possibilita a consulta da e-DBV, onde o viajante pode verificar a situação da e-DBV entregue; já o terceiro são Vídeos Informativos, que apresentam instruções sobre as regras de bagagens nas viagens.

image5

No quarto ícone aplicativo, tem Dicas de Viagem, onde o usuário pode conferir tudo sobre impostos, declarações e isenções, e até o que ele está proibido de trazer para o país.

image4

 

O quinto ícone apresenta uma seção de perguntas e respostas, com diversas questões relevantes respondidas e no ultimo você pode fazer uma avaliação do app!

Se o viajante não tiver acesso a smartphones, tablets ou laptops, terminais de auto-atendimento estão a disposição para o preenchimento da e-DBV no momento da chegada ao Brasil.

Para maiores informações consulte o site da Receita Federal.