Andador: comprar ou não comprar??



Vocês sabiam que em alguns países como Canadá o andador foi proibido?! Isso mesmo, desde 2007 o Governo canadense proibiu a venda dos andadores mais antigos, aquele que a criança fica no centro e tem bastante liberdade para andar, aquele que as avós adoram!

andador bebê 2
Pois o maior risco é exatamente esta mobilidade e possibilidade de locomoção, para uma criança sem a menor noção de limites, sem medos e ainda sem coordenação adequada.Vários estudos e artigos médicos sobre acidentes na infância, tem colocado o andador como um dos maiores vilões, inclusive com casos de traumatismo craniano, internações e até morte.
Eles acabam proporcionando uma liberdade de movimentos para uma criança que ainda não tem controle, nem maturidade motora, não é capaz de ficar em pé, sustentar seu peso e na maior parte das vezes nem engatinha.
Existem novos modelos de andadores, indicados a partir de 9 meses ou quando a criança passa a ficar de pé sozinha, estes são legais e liberados, mas devem sempre ser usados com a supervisão de um adulto.

andador bebê 1
Estes andadores sabidamente atrasam o desenvolvimento psicomotor da criança, quem usa o andador leva mais tempo para ficar de pé e caminhar sem apoio, engatinham menos e tem scores inferiores nos testes de desenvolvimento.

Outro dado importante, para quem mesmo com estas informações insiste em dizer que fica sempre junto quando coloca seu filho no andador, é que 70% dos acidentes nos quais as crianças sofreram traumatismo craniano os pais estavam junto com as crianças.
Espero que nossos políticos que trabalham “muito” também para aprovar leis que proibam a venda dos andadores aqui no Brasil. Desta forma gaste seu dinheiro com outro brinquedo e economizem dor de cabeça!

Dr. Paulo Telles