Amamentação com bico invertido ou plano

Sempre escutei falar sobre mamilos invertidos ou planos. Mas o que é isso? Nunca tinha me aprofundado no assunto. Como algumas das minhas clientes me perguntam se vão conseguir amamentar tendo este tipo de mamilo, resolvi pesquisar sobre o assunto e dividir com vocês!

Como sei se tenho mamilos planos ou invertidos?

Os chamados mamilos planos não chegam a se sobressair muito em relação à área em volta mais escura do seio (conhecida como aréola) e não se projetam facilmente para fora quando estimulados, o que pode tornar a amamentação um pouco mais difícil.

mamilos invertidos

No caso dos mamilos invertidos, eles se contraem ou se projetam para dentro ao ser estimulados e têm a aparência plana, ligeiramente invertida ou bastante invertida no centro.

Para saber que tipo de mamilo você tem é fácil: com ajuda dos dedos indicador e polegar, faça uma espécie de “C” e suavemente aperte a região da aréola. Se seu mamilo não ficar saliente, então ele é plano; caso se volte para dentro, ele é invertido. Os mamilos podem ser ainda curtos (saem pouco para fora) ou pseudoinvertidos (apesar de voltados para dentro, geralmente saem para fora quando estimulados).

Será que vou conseguir dar de mamar?

Na maioria das vezes, sim. As mudanças da gravidez tendem a fazer com que os mamilos fiquem mais protuberantes do que de costume. Em algumas situações, no entanto, mamilos invertidos se voltam ainda mais para dentro quando os seios ficam cheios de leite e, em quadros raros, podem até obstruir a passagem do leite.

A melhor maneira de saber se vai dar certo para você é simplesmente tentar e pedir orientação médica (para seu obstetra, o pediatra do bebê ou ainda um especialista em amamentação).

Há alguma coisa que eu possa fazer?

Durante a gravidez
Algumas mulheres usam conchas plásticas para corrigir mamilos invertidos. Essas conchas são formadas por duas partes. Uma em forma de anel, com parte do acabamento em silicone e um buraco no meio para que o mamilo se encaixe e venha a se tornar mais projetado devido a uma suave pressão sobre a aréola. A outra parte é arredondada e cobre o anel por cima para ficar dentro do sutiã.

conchas plásticas para corrigir mamilos invertidosRecomendo a marca Medela

Muitos especialistas preferem que as mulheres tentem massagear os seios para ajudar no processo. A técnica é conhecida como exercícios de Hoffman e consiste em posicionar o polegar e o dedo indicador em lados opostos da base do mamilo e apertar para dentro e puxar suavemente para fora. A recomendação é que o exercício seja repetido cinco vezes ao dia, no comecinho da manhã, durante o último mês de gestação.

Vale lembrar que o consenso atual é que não é necessária nenhuma preparação do peito, mesmo em caso de mamilos invertidos, porque depois que o bebê nasce os próprios hormônios agirão de forma que a amamentação funcione.

Se você quer um consolo, saiba que bicos muito grandes são mais problemáticos para a amamentação do que bicos pequenos ou inexistentes, porque o bebê tem dificuldade de abocanhar a aréola também. Então procure não encanar muito com a existência ou não de bico.

Alerta: Estimulação excessiva das mamas pode fazer com que o útero se contraia, algo que pode vir a ser perigoso em casos de gravidez de alto risco. Sempre consulte seu médico antes de iniciar qualquer tratamento ou realizar qualquer exercício para mamilos planos ou invertidos.

Depois do parto

Se não houver mudança até que o bebê nasça, é bem possível que você vá precisar de ajuda do médico ou de um especialista (muitas vezes na própria enfermagem do hospital ou maternidade onde tiver seu bebê, ou então em qualquer banco de leite). Entre as medidas sugeridas antes de amamentar estão:

  • Tirar um pouco de leite com uma bombinha
  • Usar conchas protetoras de seios por 30 minutos
  • Aplicar gelo nos mamilos, para fazer os bicos aparecerem melhor
  • Evitar protetores de mamilos de silicone para não causar confusão de bicos na criança

Uma dica que dou as minhas clientes é usar o bico de silicone, assim o bebê consegue sugar mais facilmente e você pode continuar com o leite materno.

conchas plásticas para corrigir mamilos invertidos

 

Recomendo os bicos de silicone da Avent

conchas plásticas para corrigir mamilos invertidos 4

O mais importante para bico plano ou invertido é que aréola esteja bastante macia na hora de começar a mamada, para que o bebê faça a pega direito. Se ela não estiver macia, é preciso fazer uma massagem na mama para aí então segurar o peito em forma de C e enfiá-lo na boca do bebê, o mais fundo que conseguir.

Tenha paciência e lembre-se de que a prioridade é que seu bebê esteja bem alimentado. Talvez, sob orientação de um especialista, você possa ordenhar o leite por uma semana ou mais até que os mamilos estejam salientes o suficiente para uma boa pega. Você pode procurar orientação em qualquer banco de leite (Consulte o site da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano para encontrar o banco de leite mais próximo).

Saiba também que, conforme o bebê vai conseguindo sugar o peito direitinho, mesmo que no início o bico não apareça, o próprio movimento da boca da criança ajuda a fazer com que a pega seja cada vez mais fácil, e o bico vá surgindo. Talvez você se surpreenda ao ver um belo bico quando seu filho largar o peito, todo satisfeito depois de mamar!


Fonte: Baby Center

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?