Alterações da pele durante a gravidez



Durante a gravidez você pode começar a ver muitas mudanças na sua pele. Essas mudanças podem deixá-la ainda mais bonita, deixando a sua pele mais rosada e com um brilho bonito, mas também podem ser mudanças que incomodam a maioria das mulheres, como por exemplo estrias avermelhadas no seu estômago. Nem toda mulher grávida tem as mesmas alterações na pele. Abaixo está uma lista de alterações da pele que são comuns durante a gravidez.

pele gravidez

Estrias

As estrias são uma das mais freqüentes alterações na pele, que podem ocorrer durante a gravidez. Quase 90% das mulheres grávidas terão estrias. As estrias aparecem como estrias rosadas ou avermelhadas no abdômen e / ou seios.

pele gravidez 1

O que posso fazer? Exercício e aplicação de loções que contêm vitamina E e ácidos alfa hidroxi podem ajudar na prevenção de estrias. Esses remédios tem comprovação científica, mas não custa nada tentar. Se você acha que nada está funcionando para você, saiba que essas estrias vão desaparecer, ou se tornar linhas tênues prateadas após o parto.

 

Melasma

 

Melasma são manchas escurecidas no seu rosto. Essas manchas aparecem mais comumente em sua testa e as bochechas e são resultado do aumento da pigmentação. Quando você fica grávida seu corpo produz mais hormônios, o que provoca um aumento na sua pigmentação. Quase 50% das mulheres grávidas mostrar alguns sinais de a “máscara da gravidez”.

pele gravidez 2

O que posso fazer? Para evitar essas temidas manchas, você deve usar um bom protetor solar, que é, no mínimo SPF 15 sempre que for para a rua. Você também pode usar um chapéu para proteger o rosto do sol. Sua pele esta mais sensível, e o qualquer exposição ao sol aumenta as chances de essas manchas escuras aparecerem em seu rosto.

 

Brilho Gravidez

 

Quando você está grávida seu corpo produz 50% a mais de sangue, resultando aumento da circulação sanguínea. Este aumento da circulação sanguínea faz com que o seu rosto se torne mais brilhante. Além disso, seu corpo também está produzindo uma grande quantidade de hormônios que causam o aumento da atividade das glândulas cebaceas, deixando seu rosto brilhante.

pele gravidez 3

O que fazer? Se a sua pele torna-se muito oleosa você pode usar sabonetes, tônicos e loções livres de óleo para limpar seu rosto. Fora isso, não fazer nada, mas sorrir!

 

Acne

 

Se antes da gravidez sua pele já tinha uma tendência em ter acne, durante a gravidez esse problema pode piorar. O aumento dos hormônios em seu corpo fazem com que suas glândulas cebaceas passem a secretar mais óleo, o que pode causar acnes.

pele gravidez 4

O que fazer? Você deve manter uma rigorosa rotina de limpeza. Você pode começar com um sabonte para o rosto comum. É uma boa idéia usar sabonete sem fragrância para evitar náuseas. Lave seu rosto todas as noites e todas as manhãs. Lavar o rosto mais do que isso pode deixar sua pele ressecada. Em seguida, use um adstringente para remover todo o óleo restante. Fique longe de qualquer acne adstringentes medicamentosos; eles podem conter substancias não recomendadas para mulheres grávidas. Finalmente, use um hidratante livre de óleo.

 

Varizes

 

As varizes são veias azuladas volumosas que geralmente aparecem nas pernas durante a gravidez. Isso acontece porque seu corpo está compensando o fluxo de sangue extra que está indo para o seu bebê. As varizes podem ser desconfortáveis ​​e até dolorosas. Infelizmente, se você tem um histórico familiar de varizes, pode ser propensa a desenvolver essas alterações durante a gravidez. A boa notícia é que você pode prevenir ou diminuir os sintomas.

pele gravidez 5

O que fazer? Para evitar ou diminuir os sintomas, você deve:

 

  • Evitar ficar em pé por longos períodos de tempo;
  • Caminhar o máximo possível para ajudar o retorno do sangue para o coração;
  • Apoiar os pés em um banquinho quando estiver sentada;
  • Evitar ficar sentada por longos períodos de tempo;
  • Usar meias de compressão;
  • Ingerir quantidades suficientes de vitamina C (que mantém suas veias saudáveis e elástica);
  • Sentar-se com as pernas mais elevadas do que a sua cabeça por pelo menos meia hora por dia;
  • Evitar o ganho de peso excessivo.

 

 

Veias de aranha

 

As veias de aranha são vasos sangüíneos avermelhados e minúsculos que se ramificam próximas à superfície. Estas varizes também são causadas pelo aumento da circulação sanguínea. Eles geralmente aparecem na face, pescoço, peito e braços. Elas geralmente desaparecem logo após o parto.

pele gravidez 6

O que fazer? Aumentar a sua ingestão de vitamina C e não cruzar as pernas pode ajudar a minimizar as veias de aranha. As veias de aranha também podem ser hereditárias, e nesse caso não há nada que você possa fazer para impedi-los. Felizmente, há grandes chances de desaparecer logo após o parto. O tratamento a laser também pode ser feito para ajudar a remover quaisquer vasinhos que não desapareceram.

 

Coceira e pele ressecada

 

Com o crescimento do seu bebe, sua barriga aumenta e sua pele estica e aperta. Isso faz com que sua pele fique ressecada e causa coceira. Se você começar a sentir coceira intensa no final de sua gravidez, possivelmente acompanhada por náuseas, vômitos, perda de apetite, fadiga e possivelmente icterícia, deve contactar o seu médico. Este pode ser um sinal de colestase, que está relacionada com a função do fígado. O seu médico pode fazer testes sanguíneos para verificar se você está enfrentando colestase. A colestase ocorre em cerca de uma em cada 50 gestações e não é um problema após a gravidez.

pele gravidez 7

O que fazer? Para ajudar a aliviar a coceira e o ressecamento, você deve manter o seu abdômen hidratado. Você também pode usar o creme anti-coceira, como loção de calamina para ajudar a fornecer mais alívio. A colestase pode ser tratada com medicamentos.

 

Linha Nigra

 

Linha nigra é uma linha escura que vai do umbigo ao seu osso púbico. Esta linha pode sempre ter estado lá, mas você pode não ter notado antes, porque era de uma cor clara. Durante a gravidez, esta linha escurece e é possivelmente causada pelo desequilíbrio hormonal. Ela geralmente aparece por volta do quarto ou quinto mês de gravidez.

pele gravidez 8

O que fazer? Não há nada que você pode fazer para evitar que isso aconteça, mas depois de sua gravidez esta linha vai desaparecer.

 

 

Escurecimento de sardas, manchas e outras áreas de sua pele

 

O Aumento dos hormônios causa mudanças na pigmentação da pele. Você vai notar que as áreas com pigmentação escura, como sardas, pintas, mamilos, auréolas, e lábios, pode se tornar ainda mais escura.

 

O que fazer? Não há nada que você possa fazer para impedir que isso aconteça. Estas áreas mais escuras podem permanecer após a gravidez. A alteração na pigmentação pode ser notada, mas não drástica.