A hora do banho



Na minha opinião, o banho é o momento mais especial do dia, momento de contato, curtição. Mas nem todos as crianças gostam do banho, e ao invés de relaxar acaba sendo estressante e despertando o bebê.

QUAL A MELHOR HORA?

Não existe horário certo, quem deve determinar a melhor hora são os pais.

Observem sempre como a criança fica após o banho: se fica relaxada, acordada, mama melhor, não mama, e dependendo de como ela reage, é que tomamos a decisão para ajudar a rotina do dia.

Alguns mitos devem ser deixados de lado, acho que o principal deles é que banho de noite aumenta o risco de resfriado.

BANHO 1

 

QUE HORAS DEVO DAR BANHO?

As mães sempre me perguntam, posso mesmo dar o banho a noite? Neste frio?

Pode sim! Aqueça o banheiro ou o quarto, deixe o ambiente agradável, quem sabe isso pode ajudar seu filho(a) a dormir melhor.

Quanto a temperatura da água: entre 36,5-37 graus, próximo a temperatura do corpo. Claro que no frio podemos aumentar um pouco e no calor o contrário.

QUANTOS BANHOS POR DIA?
Acho que apenas um banho é o suficiente, principalmente para crianças que tenham pele mais seca ou dermatite atópica.

Nestes casos o ideal é que o banho seja rápido, usando pouco sabonete, apenas nas áreas que estejam sujam realmente, como a região da fralda, mãos e pés, e a agua deve ser morna para fria, para evitar ressecar ainda mais a pele.

Lembrem-se sempre de usar hidratante após o banho, passando em todo corpo, se possível com uma massagem para relaxar ainda mais.

Dr. Paulo Telles